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quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Twitter e Facebook podem causar demissão?

Olá, Pessoal.

Hoje, li uma matéria interessante relacionada aos usuários de mídias sociais (twitter, facebook, orkut, linkedin, myspace, blogs, etc) no trabalho ou de forma particular.

Uma pesquisa recente da empresa de segurança de e-mail Proofpoint revelou que 7% das organizações já demitiram um empregado por causa de sua atividade em sites de mídia social. Outros 20% disseram que, por causa das redes sociais, empregados tiveram de ser advertidos.

Você já pensou nessa questão? Como a sua empresa lida com essa situção? Ela monitora seus funcionários na rede, possui normas de como usar a internet ou nem sabe quais são as redes sociais?

Mesmo que a sua empresa não esteja nesse meio, acho importante termos cuidado com o que é dito. O seu perfil pode até ser pessoal, mas com certeza será avaliado pelos seus colegas de trabalho, gestores ou ao se candidatar a uma futura vaga.

Veja os 6 erros básicos:
1- Postar comentários negativos sobre o trabalho ou a empresa.
2- Defendendo seu empregador em uma discussão online, deixe isso para o Relações Públicas da empresa.
3- Comentar questões privadas da empresa em fóruns públicos.
4- Mudar de identidade e fingir ser outra pessoa.
5- Oferecer muita informação sobre sua vida pessoal e atividades de lazer.
6- Publicar fotos de gosto duvidoso.

E aí, você concorda que é preciso bom senso ou acredita que vale publicar qualquer coisa na internet? Qual a sua opinião?

Parte do conteúdo do post foi retirado da matéria: "6 erros no Facebook e no Twitter que podem custar seu emprego" no site IDG Now.

Até mais ;]

6 comentários:

  1. Oi Jana,

    Adorei o post e também o novo layout do blog.Parabéns!

    Na minha opinião, é necessário ter bom senso na hora de utilizar as redes sociais. As empresas estão on-line e de olho nos atuais e futuros colaboradores.

    Fica a dica.

    Abraços,

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  2. Pensando no assunto...

    O funcionário faz parte da imagem da empresa, assim se o funcionário mantém essa imagem ruim, perante a sociedade, a empresa que não irá fazer parte e ser vista da mesma forma!

    Ou seja, se seu perfil depor contra você a empresa que não dirá o contrario.

    Beijos!

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  3. Concordo que seja importante ter bom senso antes de publicar alguma coisa na internet. É preciso avaliar o conteudo divulgado e não expor de forma irresponsavel informações particulares. Além de evitar uma imagem negativa no ambiente de trabalho, também se torna uma medida de segurança, já que em algumas midias sociais, como exemplo o Orkut, a exposição é muito grande.

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  4. Eu acho que para tudo na vida é preciso ter bom senso, sendo assim, não seria diferente na hora de utilizar as redes sociais.
    Acho importante que as pessoas pensem bastante antes de postar qualquer coisa na Internet, pois utdo que é divulgado tem grande alcance e em um curto espaço de tempo, e para reverter será mais dificil.

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  5. Olá Janaina,

    Adorei o novo layout do blog, parabéns!
    As redes sociais utilizadas com bom senso é uma boa ferramenta para promove-lo e até para própria empresa que trabalha.
    Seguir a norma de uso da empresa é uma boa dica para que não corra o risco de demissão e o mais importante o Bom Senso.

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  6. Ola Janaina,

    Sou aluno da FECAP e entendo como muito importante a discussão dos limites e utilidades das redes sociais.

    Acredito que os limites entre a vida privada e pública fique mais turva neste contexto das redes sociais, entretanto as regras do bom-senso e da boa convivência continuam valendo.

    Ambas as partes terão de abrir mão de antigos privilégios...

    Boa discussão...

    Abraços!

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