Páginas

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Inscrições para o vestibular da Fecap se encerram 17/10

Quer saber tudo sobre o vestibular da Fecap? Acesse: http://www.fecap.br/vestibular/manual.php.

Confira as regras do processo seletivo, conteúdo das provas, como efetuar matrícula e as dúvidas mais freqüentes.

As inscrições para o vestibular 2010 se encerram no dia 17/10. As provas acontecem no dia 18/10 e os resultados saem no dia 20/10. As matrículas devem ser efetivadas de 22 a 24/10.

Para se inscrever, há uma taxa de R$ 100,00 (cem reais) que deve ser paga por meio de boleto bancário.

Veja aqui dicas para o dia da prova.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Saiba mais sobre o adiamento do ENEM

Nota oficial do MEC sobre o adiamento das provas

"O Ministério da Educação informa que as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcadas para este fim de semana, foram adiadas por motivos de segurança.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) já tem uma segunda prova e deve anunciar a nova data do exame nos próximos dias, depois de reorganizar a logística de aplicação.

O Ministério da Educação já tomou providências junto ao Ministério da Justiça e à Polícia Federal no sentido de apurar eventuais responsabilidades criminais relativas ao vazamento.

Os estudantes inscritos serão comunicados oportunamente, pelos meios habituais, sobre a confirmação da nova data e do local das provas.

Em razão do adiamento, a divulgação do resultado final das provas, inicialmente prevista para 8 de janeiro, deve sofrer atraso de um mês, aproximadamente.

O Ministério da Educação trabalha para minimizar os efeitos do atraso.

Assessoria de Comunicação Social"

Fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=14401

O que fazer antes do vestibular

Procure dormir bem na noite que antecede a prova e coma algo leve no dia.
Certifique-se, antecipadamente, de que você sabe chegar ao nosso Campus Liberdade e venha com uma antecedência de 30 minutos para evitar contratempos.

A FECAP conta com uma estrutura confortável e uma equipe exclusiva que o recebe desde sua chegada até o término da prova.

Caso queira trazer algum acompanhante, ele será bem-vindo e encaminhado a lugares confortáveis enquanto você faz a prova.

Abraços e boa prova!

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Você está preparado para o Enem 2009?

As provas acontecem neste final de semana, nos dias 3 e 4 de outubro, e é importante estar por dentro dos possíveis temas. Destacamos alguns assuntos que podem cair na prova:

• Ecologia e poluição,é possível relacionar diversas áreas do saber com este tema, como por exemplo, geografia ou biologia, por isso é um assunto interessante para os examinadores do Enem.

• Biodiversidade, o conhecimento dos vegetais, dos diferentes tipos de plantas, e do papel desses seres vivos no ecossistema é fundamental no Enem. Podem cair perguntas sobre desmatamento, incluindo, por exemplo, cálculo de áreas devastadas ou uma abordagem mais geográfica.

• O conhecimento sobre áreas e volumes é básico e deve ser cobrado. Não há a necessidade de decorar fórmulas cabeludas, segundo o MEC, mas é importante ter clareza de raciocínio.

• Conhecimentos sobre leitura de gráficos e noções de estatística - seja em perguntas de matemática, seja em testes de geografia. Conceitos básicos, como média, moda, mediana, ajudam em biologia, geografia, física, história...

• O golpe de Estado em Honduras e toda a crise política do país vinham ocorrendo quando examinadores ainda formulavam questões para a avaliação. Ou seja, a temática poderá inspirar testes sobre política, Estados, nações e golpes.

• Em física, o conteúdo cobrado deverá ser parecido com o de questões contextualizadas de outros vestibulares. Mecânica costuma levar de 40% a 50% das questões.

• O candidato deve se preparar para enfrentar testes com enunciados longos e contextualizados. Nesse espírito, questões sobre eletricidade vão bem, pois podem abordar a produção de energia em hidrelétricas ou mesmo a leitura de contas de luz.

• Em língua portuguesa o novo exame abordará o assunto da mesma maneira que os grandes vestibulares: as questões pedem que o estudante saiba aplicar a gramática em situações concretas. Boas noções de semântica e sintaxe são importantes.

• A prova do Enem costuma abordar grandes temas, como direitos humanos. Neste ano, os direitos dos povos indígenas ficaram em evidência com a demarcação da reserva Raposa Serra do Sol.

• Outro tema que pode motivar questões de geografia e de história, além de interpretação de texto, é a escravidão. Dentro da área de direitos humanos, o assunto, que pode parecer ultrapassado, ainda é realidade no Brasil e no mundo.

• Em história do Brasil, uma temática a ficar atento é a do regime militar.
Ainda na linha de ditaduras, podem aparecer perguntas que se remetam à história da América Latina e dos regimes totalitaristas na Europa.

• A questão nuclear pode motivar tanto perguntas de geopolítica, quanto de física, matemática, química, biologia. Enfim, ciências, em geral.

• Um ano após a quebra de bancos de investimentos dos EUA, a crise econômica ainda é favorita a questões de vestibulares e do Enem em 2009. Isso porque o assunto possibilita perguntas tanto de matemática, quanto de geopolítica ou história. É importante conseguir comparar a crise atual com a quebra da Bolsa de Valores de Nova York em 1929.

• O negro no Brasil é grande motivador de perguntas históricas, sobre a escravidão e a colonização, mas também sobre desigualdades sociais. O candidato ao Enem pode ser convidado à reflexão sobre cotas e políticas de ação afirmativa.

• A abordagem da química deverá privilegiar conceitos relacionados ao cotidiano, em problemas ambientais ou de saúde, por exemplo. Um assunto tradicional da disciplina, o cálculo estequiométrico, deve aparecer no Enem, mas não em questões rebuscadas. Fórmulas, massas e pesos deverão ser fornecidos pela banca examinadora. Pelo menos, essa é a promessa do MEC (Ministério da Educação).

• Ácidos, bases, sais e óxidos podem cair em perguntas, por isso, é importante ter o conceito fixado. Os testes sobre o assunto podem aparecer "disfarçados" com historinhas sobre meio ambiente, sobre digestão, ou sobre problemas da vida prática, como usar ácido muriático para a limpeza de superfícies. Vale dar uma revisada no conceito de pH.

• Os diferentes tipos de ligações químicas são fortes candidatos a alguns testes do Enem. O importante é ter o conceito, e não decorar fórmulas cabeludas.

• Química orgânica propicia a elaboração de diversos testes com foco na vida prática, como perguntas sobre combustíveis ou plásticos, por exemplo. Vale dar uma conferida nos principais hidrocarbonetos e nas funções orgânicas.

• A prova do Enem 2009 foi elaborada em plena pandemia da gripe suína. Você acha mesmo que nenhum examinador ficou tocado com o assunto? É muito possível que os vírus sejam abordados em biologia. Mas a temática também pode motivar perguntas de história, sobre a peste negra, por exemplo, ou sobre geografia. Sem contar as infinitas continhas que podem ser feitas com base em dados oficiais de contaminação.

• Genética, evolução, transmissão de características são assuntos básicos da biologia e devem estar presentes no exame do MEC. Vale dar uma olhada na composição do material genético, em como ele é produzido e também em como ele é passado aos descendentes.

Fonte: http://educacao.uol.com.br/album/enem2009_temas_album.jhtm#fotoNav=13