Páginas

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Hoje, como deve ser um bom currículo?

Olá, Pessoal. Tudo tranquilo?!

Li uma matéria nesses dias sobre a montagem do currículo e o que deve ser considerado nos dias de hoje... e não é que lembrei da época que comprei um formulário na papelaria para fazer o meu currículo? Como as coisas mudam não é mesmo?! (tudo bem vai... não sou tão nova assim rs)

Vamos ao que interessa!

1) Básico de conhecimentos em informática?
Bom, se formos pensar, nos dias de hoje é até subentendido (em determinadas áreas) que o candidato já tenha conhecimentos de informática e essa informação no currículo não agrega nada, ou seja, lidar com ferramentas do pacote Windows ou ter familiaridade com recursos de internet deixou de ser diferencial.

2) Convergência de mídias
Isso é simples, porém nem todos praticam. No currículo, as informações são resumidas e objetivas então uma ótima alternativa é incluir o seu link do linkedin, página pessoal, blog ou qualquer outro, desde que nesse lugar tenham informações mais completas sobre o seu perfil.

3) Para cada panela uma tampa
Essa história de ter um currículo padrão (genérico) e enviar para todas as vagas e empresas é furada. Você pode até ter um currículo padrão, mas faça uma personalização de acordo com a vaga e a empresa.

4) Informações pessoais não contam
Antes era preciso colocar CPF, RG, hobbies, entre outros e isso acabou. Deixe especificado apenas o estado civil, afinal de contas o foco está nas qualificações e as informações mais pessoais serão esclarecidas na entrevista.

5) Objetividade em mais de uma página
Objetividade, como sabemos, é essencial, mas também não precisa ficar preocupado caso ultrapasse uma página, afinal de contas quanto mais experiência profissional, maior será o currículo. Então tenha bom senso!

Agora é só por em prática e fazer um up-grade no seu CV. Boa sorte!

AH! Outra dica 10!!! Não deixem de aproveitar os serviços e as orientações do COT - Centro de Oportunidades e Talentos da FECAP. Lá você será orientado desde a formatação do currículo, como se comportar em entrevistas e dinâmicas, além de planejar a sua carreira. Acesse www.fecap.br/empregos.

Parte do conteúdo foi retirado do site Exame.com, matéria "As novas regras para um bom currículo" por Talita Abrantes.

Até mais ;)

Jana