Páginas

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Expatriado - "Ser ou não ser, eis a questão"

Olá pessoal, depois que a IV Feira de Educação Internacional chegou ao fim (após dois dias super agitados), li algumas matérias sobre um tema que gera certas dúvidas: Expatriação.

Um expatriado, em uma explicação bem simples, é um funcionário que deixa seu país de origem para exercer atuais ou novas funções, ou simplesmente para adquirir mais conhecimentos, no exterior.

Segundo a matéria "Carreira internacional já era" escrita por Gabriel Penna para a VOCÊ S/A, os jovens já não pensam tanto em seguir uma carreira no exterior. Uma das razões, para que isso ocorra, é que os jovens de hoje não gostam de ficar estagnados. Eles não gostariam de participar de um programa de expatriação onde precisariam ficar em outro país por cerca de 5 anos, por exemplo.

Já no site da Gestão de Carreira, vemos uma opinião um pouco diferente, sobre o tema. No texto "Desafios da Expatriação", Graziele Zwielewski nos mostra que existem diversos fatores psicológicos que devem ser levados em consideração, quando este assunto é abordado. Caso esses fatores não sejam bem avaliados, o programa de expatriação pode não trazer bons resultados, nem para a empresa e nem para a carreira do funcionário.

Será somente um clichê dizer que o Brasil está crescendo e se “internacionalizando”?!

A “exportação” de jovens cheios e sedentos por conhecimento talvez seja a prova de que isso realmente esteja acontecendo.

Fontes: http://vocesa.abril.com.br/ e http://www.gestaodecarreira.com.br/coaching/


-------------------

Tema sugerido pelo nosso Ex-aluno Bruno ; ]
Obrigado, pela dica!!!

-------------------

Aproveitando... Vou deixar, em primeira mão, o hotsite da 9ª Semana de Oportunidades que será realizada pelo COT, entre os dias 13 e 17 de setembro. Clique aqui e confira!