Páginas

quarta-feira, 16 de março de 2011

Qual a melhor maneira de dar um feedback negativo?

Olá, Pessoal. Como estão as coisas?

Vamos falar de uma situação que a maioria já deve ter passado, o Feedback Negativo. Quantos de nós já sugeriram ideias e como resposta obtiveram apenas um "não" do líder, sem ao menos analisar a proposta, levantar os pontos que inviabilizam sem desmotivar o liderado nas sugestões futuras?

Essa é uma situação que acontece com frequência, apesar das empresas apreciarem a sugestão de novas ideias, alguns líderes pecam ao dar um retorno desmotivando a equipe ou o funcionário.

Segundo, o CEO do Grupo Soma Desenvolvimento Corporativo, Antonio Carminhato Júnior, "O feedback é sempre uma situação sensível, pois envolve transparência das duas partes (…) Contudo, existem diversas formas de dar um feedback negativo sem frustrar ou desmotivar o profissional."

O que fazer?
Segundo o especialista, ao receber uma ideia inadequada, a primeira atitude do líder deve ser de agradecimento, afinal de contas essa atitude deve ser estimulada. Depois, cabe uma análise da proposta tentando entendê-la ao invés de dizer um "não" simplesmente. Dessa forma, uma ideia inicial pode ser trabalhada junto com o liderado e aproveitada.

Agora, se a proposta for realmente ruim, o líder deve ser transparente e explicar os motivos da recusa. "Ele deve expor os pontos negativos para o liderado, mas, ao mesmo tempo, continuar incentivando a contribuição", argumenta Tatiana Penteado, Gerente de projetos do Grupo Foco.

Seja para quem tem experiência em liderar pessoas ou para aqueles que estão iniciando, tenha bom senso, escute com atenção e seja transparente no seu posicionamento. Afinal de contas, ninguém gosta de ser tratado com descaso e essa situação pode inibir completamente o funcionário na sugestão de futuras ideias e ainda desmotivá-lo.

Diz aí pessoal? Alguém gostaria de contar alguma experiência?

Parte do conteúdo foi retirado do site Administradores.com, matéria "Como dizer não: qual a melhor maneira de dar um feedback negativo?" por Infomoney.

Siga o Administradores.com @admnews.

Até mais []'s