Páginas

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Lixo Eletrônico

Olá, Pessoal!

Hoje participei de um projeto muito legal da turma do curso de Ensino Médio e Técnico em Meio Ambiente (3º ano) do Colégio FECAP, com a coordenação da Profª. Juliana Ricca. Eles montaram uma sala de Trilha Ecológica Sensorial. Cada um entrava com os olhos vendados e ia passando por cada etapa: paladar, olfato, tato, audição e visão. Nesta última etapa, as imagens eram de conscientização do nosso papel no mundo, será que cuidados dele como deveria?

Na saída desse tour deram um folheto sobre "Lixo Eletrônico, vamos dar o destino adequado!"

Você sabe o que é lixo eletrônico?
O "e-lixo" são equipamentos eletrônicos que não podem ser reaproveitados, como por exemplo: celular, notebook, câmera digital, Mp3, impressora, CD, baterias e muitos outros. Outros artigos elétricos, tais como geladeira e microondas também fazem parte e são descartados de forma inadequada.

Segundo a PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), "o Brasil é o país que mais produz lixo eletrônico, por habitante, entre os países em crescimento."

Já o relatório da ONU estima que no Brasil, por ano, são descartados:
> 96,8 mil toneladas de computadores;
> 115 mil toneladas de geladeiras;
> 17,2 mil toneladas de impressoras;
> 2,2 mil toneladas de celulares (só perde para China);
> 0,7 quilo por pessoa, ao ano, de aparelhos de TV*
* 3º no mundo, perdendo apenas para China e o campeão é o México.

Todos os equipamentos são produzidos por substâncias nocivas e o descarte inadequado em lixões e perto de lençóis freáticos só pioram a situação. Veja as consequências:
> contaminação por inalação de chumbo causa irritabilidade, lentidão de raciocínio, insônia, alucinação e hiperatividade;
> contaminação por inalação e toque de mercúrio causa distúrbios renais e neurológicos, alterações genétias e no metabolismo.

Agora cada um precisa fazer a sua parte, divulgar e incentivar o engajamento de outros cidadãos.

Aqui está o link do site "Setor Reciclagem" que lista os locais de descarte desde óleo de cozinha, até e-lixo. (Agradeço ao anônimo por ter sugerido a publicação dos locais corretos para o descarte)

Todo o conteúdo foi retirado do folheto do Colégio FECAP sobre "Lixo Eletrônico, vamos dar o destino adequado!"

Até mais e vamos ser mais conscientes ;)

[]'s Jana