Páginas

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Você é um Workaholic?

Olá, Pessoal. Tudo bem?

Em uma aula de RH, no curso de Administração, o Prof. falou sobre Workaholic, você sabe o que é?

Definição Wikipédia: Workaholic é uma expressão em inglês que designa uma pessoa viciada em trabalho ou outra atividade. É uma variação da palavra alcoholic (alcoólatra).

Hoje, algumas pessoas acreditam que trabalhar demais, extrapolar nas horas extras ou adiar as férias seja o correto ou sinônimo de ser produtivo e comprometido no trabalho. São extremamente focados na empresa esquecendo de outras áreas que também são importantes, como família, amigos, social etc.

Segundo a terapeuta comportamental Joana Modena Nahim: “Tudo em demasia é ruim. Alguém que trabalha demais pode ser classificado como workaholic, ou viciado em trabalho. É quando a pessoa se desliga de tudo o mais só para trabalhar. E como qualquer vício, ele serve para ocultar aquilo que não conseguimos resolver em outras áreas da vida”.

Veja dicas para identificar tendências de um Workaholic:
1 - Dificuldades em comunicar-se com a família; autoridade e respeito obtido via discussões tensas;
2 - Família afetivamente distante e/ou afetivamente carente;
3 - Diminuição do conhecimento sobre o cotidiano dos filhos, esposa/marido e amigos (você é o último a saber ou descobre os fatos só depois que já ocorreram e foram resolvidos sem sua ajuda);
4 - Diminuição do número de amigos e da frequência com que os vê, acompanhado ou não por reclamações sobre sua ausência (“sumido, hein?”) ou por desistência de lhe procurarem;
5 - Diminuição do conhecimento e/ou participação em atividades não-profissionais de sua preferência, como leitura de livros (que não tenham a ver com o trabalho), ida a cinema, teatro, exposições, esportes, e assim por diante;
6 - Sinais de fadiga física (alterações no sono, no apetite e no humor, stress, gastrite, aftas, dores nas costas, diminuição da capacidade de concentração).

E aí? Você disse "sim" para quantos ítens? Se foi a muitos, é bom repensar um pouco sobre a sua vida profissional e principalmente a pessoal. Redefinir as prioridades em busca de uma vida com mais qualidade e equilíbrio.

Então me diz, você acredita ser possível conciliar trabalho e vida pessoal?

Parte do conteúdo foi retirado do site Você S/A, matéria: "Workaholic: quando o trabalho vira vício" por Rita Palladino / Press & Mídia.

Até mais ;]