Páginas

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

8 profissões subestimadas

Olá, Pessoal. Como estão?

Li uma matéria legal sobre algumas profissões que são deixadas de lado, mas que apresentam possibilidades de expansão no Brasil. O interessante é que algumas não são tão concorridas nos vestibulares e oferecem ótimas perspectivas de carreira.

> Gerontologia: O profissional bacharelado é capacitado para lidar com o idoso em seus aspectos psicológico, físico e social. Segundo o IBGE no Censo 2010, o Brasil tem mais idosos do que crianças de até 4 anos. O que não é difícil de constatar já que os cuidados com a saúde são maiores o que faz aumentar a expectativa de vida. O salário inicial é de 2.9 mil reais.

> Estatística: O profissional além de atuar em bancos e instituições financeiras como analista de crédito, pode trabalhar em indústrias, no setor de contabilidade. Há espaço na carreira pública também. De acordo com o Conselho Regional de Estatística 3ª Região – SP-PR-MT-MS o salário inicial, em São Paulo, varia de 2,5 mil a 4 mil reais. Em um cargo gerencial, a remuneração fica entre 5 mil a 12 mil reais. A relação candidato/vaga da FUVEST no ano passado foi de apenas 4.9.

> Ciências Contábeis: Aqui vai um dado interessante para estimular na escolha dessa profissão: "Pesquisa global divulgada pela Robert Half no primeiro semestre deste ano mostra que 54% dos executivos brasileiros pretendem aumentar as suas equipes e contratar profissionais da área de Finanças e Contabilidade." O profissional atua em auditoria, perícias contábeis, além de ajudar a traçar planos de investimento da empresa. A remuneração inicial de um analista contábil de uma empresa de pequeno a médio porte é de 1.5 a 3 mil reais.

Lembrando que a FECAP, Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, é a pioneira no ensino da Contabilidade no Brasil com autorização do curso desde 1946. Além disso, segundo o Ministério da Educação, teve nota máxima no ENADE e foi destaque no Guia do Estudante.

> Geologia: Não pense que o profissional só lida com rochas, vai muito além como no campo da engenharia geológica, geofísica, geologia ambiental, geologia forense, geologia do petróleo, hidrogeologia e mineralogia. De acordo com o Sindicato dos Geólogos no Estado de São Paulo o piso salarial de um geólogo é de 3.270 mil reais. Com dois anos de formado, o valor do piso sobe para 4.760 mil reais.

> Informática Biomédica: Área que engloba a Ciência da Computação, as Ciências Biológicas e as Ciências da Saúde e com o aumento da necessidade de rapidez nos prontuários médicos, o profissional pode até abrir uma empresa própria para criar seus próprios softwares médicos. A relação candidato/vaga da FUVEST de 2011 para o curso é de 4,7.

> Gestão Ambiental: O profissional elabora e gerencia projetos ambientais no setor privado, entidades públicas e até escolas. Atuando na definição da política ambiental de uma empresa para ter a ISO 14.000 até recuperação de áreas devastadas. No ano passado, a relação candidato/vaga para o vestibular da USP foi de 5.98.

> Turismo: O turismólogo não cuida só do planejamento de viagens, mas também atua em cargos de gerência e coordenação em hotéis. Além de trabalhar na área de marketing, ecoturismo, planejamento e turismo de negócios. "De acordo com o Ministério do Turismo, em 2010, 5,1 milhões de turistas estrangeiros vieram ao Brasil. Para 2011 a previsão é de que até dezembro chegue a 5,4 milhões, recorde histórico. A Copa do Mundo e as Olímpiadas no Brasil prometem aquecer ainda mais." O salário é regido de acordo com a ocupação, por exemplo: os turismólogos que atuam como consultores são remunerados por hora, que varia de 70 a 120 reais a hora.

> Fonoaudiologia: Atua em consultórios e hospitais, auxiliando pacientes após uma cirurgia na cabeça ou pescoço, por exemplo, a se comunicarem e a retomarem com a função de deglutição. Trabalha em parceria com fisioterapeutas, otorrinolaringologistas, neurologistas e psicólogos. Cuida também de questões como vícios de mastigação e pode orientar locutores, atores a melhorarem na pronúncia das palavras. O piso salarial de acordo com o Sindicato dos Fonoaudiólogos do Rio de Janeiro é de 1.630,99 mil reais.

Parte do conteúdo foi retirado do site Exame.com, matéria: "8 profissões subestimadas no Brasil" por Camila Lam.

Até mais,

Jana