Páginas

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Saber mais sobre si mesmo ajuda na escolha da profissão

Voltamos a falar da escolha da profissão, pois é um assunto que atormenta muitos estudantes na época do vestibular.

Como escolher a profissão? Será que vou me adaptar ao curso? Tenho as habilidades necessárias para exercer essa profissão? São algumas das perguntas que povoam a mente dos vestibulandos.

Para respondê-las é importante fazer uma análise da sua personalidade, identificar seus pontos fortes e fracos e relacionar com as aptidões necessárias de cada profissão.

O Guia do Estudante disponibiliza um teste gratuito em seu site, onde você poderá refletir sobre suas características e como elas podem ajudar na escolha da profissão.

Acesse http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/testes/conhecete.shtml e saiba mais!

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Dicas de Redação

Na avaliação do ENEM, a Redação tem um peso importante na composição da nota final. Portanto, capriche no texto e aproveite as dicas a seguir:

- Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita: é necessário demonstrar um conhecimento mínimo de regras básicas de escrita na nossa língua. É importante lembrar que o respeito às normas gramáticas demonstra algum grau de conhecimento a respeito da língua e isso pode contar a seu favor.

- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema: é preciso lembrar de que se trata de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, o que significa adotar um posicionamento crítico e reflexivo diante de determinada questão ou expressar sua opinião de modo claro e coerente. É essencial valer-se de seu conhecimento de mundo, daí a importância da leitura de textos diversificados, sobretudo os jornalísticos, para que você tenha o que dizer em sua redação.

- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: além de uma seleção criteriosa de dados, informações e argumentos, é essencial saber organizar as idéias a partir deles e apresentar a sua interpretação para a situação-problema em questão.

- Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação: além da seleção adequada dos argumentos, faz-se necessário organizá-los no texto de modo lógico e coerente. Para isso, é fundamental utilizar advérbios, locuções adverbiais e conjunções, estabelecendo relações adequadas entre termos e também entre os parágrafos, sobretudo no desenvolvimento do texto, a fim de que o sentido seja construído de maneira clara e objetiva. É preciso, ainda, saber utilizar um repertório lingüístico ou vocabular adequado ao tema e aos objetivos do texto.

- Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural: partindo-se de uma proposta de redação que apresenta uma situação-problema, é possível concluir que toda a construção da argumentação deve ter como objetivo a apresentação de possíveis soluções para a questão levantada. A solução, porém, deve resultar de uma relação lógica e coerente com os argumentos, opiniões, informações e dados apresentados no desenvolvimento.

Saiba mais em: http://vestibular.uol.com.br/ultnot/2007/08/16/ult798u19996.jhtm.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

FECAP tem dupla graduação

A FECAP oferece um programa com dupla certificação de graduação em Administração e Ciências Contábeis (com direito à obtenção do CRA* e CRC*).

O curso tem duração de quatro anos, em período integral (manhã e tarde), tem Business English incluído na grade; tempo disponibilizado na grade do curso para estágios em empresas; professores livre-docentes e professores doutores da FECAP e Professores de universidades estrangeiras que ministram disciplinas do curso.

Saiba mais em: http://www.fecap.br/vestibular/dupla_graduacao.php.

*Conselho Regional de Administração e Conselho Regional de Contabilidade