Páginas

#BlogdaGalera

Nesse espaço indicarei alguns Blogs legais para leitura ou até mesmo seguir. Se você tem um Blog ou conhece algum interessante, basta compartilhar comigo janaina.campos@fecap.br ou no Twitter @Janaina_Campos ;)

#########################################################

2º #BlogdaGalera


Blog: Meditação, Documentação e Disciplina
Administrador: Artur Tavares
Curso: Administração na FECAP - 7º semestre
Profissão: Professor de Dança
Facebook: Artur Tavares

BlogFecapNews
Qual é a ideia do seu Blog? Você fala sobre quais assuntos?
Artur Tavares
Então...o blog surgiu quando eu estava lendo o livro "Conversas que tive comigo", do Nelson Mandela, que conta, por meio da coletânea de anotações pessoais, cartas e discursos, o período que esse grande líder passou na prisão. E me chamou muita atenção o fato de ele conseguir um grande desenvolvimento pessoal a partir da documentação de seus pensamentos. Eu, inicialmente, iria escrever apenas em um caderno de notas. Mas vi no blog a possibilidade de ajudar os outros com ideias que promovam o bem-estar e o crescimento pessoal de cada leitor. Eu acho que é isso - o objetivo é, de coração, trazer luz na vida de quem está lendo. =)
No blog eu falo bastante sobre desenvolvimento pessoal, relacionamentos, comportamento humano e coisas na área. Escrevo muitos textos, mas também coloco diversos outros que admiro. As pessoas têm gostado. =)

BlogFecapNews
A ideia de administrar um Blog foi sua ou recebeu algum incentivo?
Artur Tavares
Foi minha demais! hahaha Meus amigos sempre gostavam de conversar comigo porque eu sempre tinha uma citação, um texto ou uma passagem de livro para indicar! Então isso me motivou a publicar essas coisas. Aí começou a dar certo, muita gente veio elogiar e incentivar...daí não parei mais! =)

BlogFecapNews
Você acredita que o Blog pode dar uma boa visibilidade profissional?
Artur Tavares
Olha, eu acredito que sim! Principalmente devido ao fato de ele expressar muito os meus valores, sabe? Eu ainda não experimentei resultados profissionais com ele não, mas tenho certeza que as pessoas me conheceram muito melhor depois que leram minhas ideias...e isso ajuda bastante em um posicionamento profissional. Tenho certeza que, se uma recrutadora desse uma olhadinha no blog, me enxergaria com outros olhos. Mas não me importo muito com essa influência não...eu busco, com o blog, fazer o bem para o máximo de pessoas, de maneira profunda e saudável! Espero alcançar isso. =)

BlogFecapNews
Você controla os acessos e se preocupa em “postar” algo legal ou as escolhas das matérias são aleatórias?
Artur Tavares
Então, eu gosto de verificar o acesso para ver se estou trabalhando bem na divulgação dos textos e tudo mais, mas prefiro não me prender tanto a eles. Eu gosto de mensurar o blog mais pelas pessoas que vêm falar comigo sobre o efeito dele...já aconteceu de uma leitora chorar lendo e vir me procurar, de amigo meu falar que a leitura dos textos está mudando a vida dele e tudo mais! Isso é muito recompensador.
Eu me preocupo DEMAIS com as postagens...acho que a missão do blog é essa - apresentar textos que façam diferença na vida dos leitores. Então eu procuro sempre coisas que tocam bastante...e isso reflete muito na reação dos leitores, pois eles sentem esse cuidado com a excelência do conteúdo. =)

BlogFecapNews
Você é um cara antenado nas mídias sociais? Participa delas? O pessoal pode te encontrar em quais endereços?
Artur Tavares
Não posso dizer que sou antenado...sou curioso! Gosto de entender a funcionalidade das coisas e usá-las em favor dos meus ideais. E devido a isso eu tenho participado bastante...mas confesso que sou muito mais favorável ao "that a that". Rs. Às vezes vejo no mundo virtual uma maneira de entrar em contato com grandes amigos que moram em outras cidades, como minha terra natal, Belo Horizonte...por isso fico meio preso à internet também. =)
Me encontre no face ou no blog! www.facebook.com/artur.tavares1 e http://lotuswisdom.wordpress.com

BlogFecapNews
Aproveita e deixa uma dica para quem pensa em começar um Blog e não teve coragem! ;)
Artur Tavares
Se joga, pois não dói nada! Rs.
O trabalho em um blog melhora cada vez mais...você vai aprendendo a se expressar melhor, vai recebendo apoio e ele vai criando força. No começo é necessário dar uma divulgada forte, mostrar pros outros... depois, a qualidade do blog por si só já alimenta isso. Eu tenho diversos leitores que dizem que o meu blog já é uma página visitada diariamente, ou seja, atualmente não preciso divulgar tanto quanto antes. Mas o ponto principal é a disciplina de postagem, blog desatualizado perde a "clientela"! Você tem que se comprometer em postar com uma certa frequência e não "escorregar"... disciplina é fundamental para o sucesso de um blog, pois as pessoas passam a saber que ele sempre terá coisas novas e terão interesse em manter uma frequência constante. =)

#########################################################

1º #BlogdaGalera


Blog: gustavosouzaBLOG
Administrador: Gustavo H. C. de Souza
Curso: Publicidade e Propaganda na FECAP - 2º semestre
Trabalho: Consultor de Eventos - HSM do Brasil
Twitter: @gustavosouzaHC

BlogFecapNews
Qual é a ideia do seu Blog? Você fala sobre quais assuntos?
gsBLOG
Na verdade “meu blog” não tem uma ideia central. Falo sobre diversos assuntos. O que eu achar bacana no momento, publico, desde que eu tenha tempo para tal. Se eu não tiver tempo para blogar, tuito e linko para a página que achei interessante. Às vezes, nem dá tempo de tuitar ou blogar e acabo não compartilhando bastante coisa boa. Enfim, quase todo mundo passa por isso e em tempos de Twitter e multimídia, acho até normal. Voltando aos assuntos, costumo dizer que o gsBLOG é especializado em generalidades, onde falo de tudo um pouco sobre qualquer coisa. Rsrsrs...

BlogFecapNews
A ideia de administrar um Blog foi sua ou recebeu algum incentivo?
gsBLOG
Não, não. A ideia foi minha mesma. Desde sempre eu sou apaixonado por essa doideira aqui (a internet) e curto ler um pouco e escrever também. Quando decidi criar o blog estava no 3º semestre do Curso de Marketing Tecnológico. Apenas queria compartilhar coisas interessantes a meu ver. Isso foi em março de 2009 e por coincidência no dia do meu aniversário. Na época (quem me vê falar em época, até pode pensar que estou falando da década de 1980), não se falava tanto em blog e novas mídias como se fala hoje, embora já existissem vários canais muito legais.

BlogFecapNews
Você acredita que o Blog pode dar uma boa visibilidade profissional?
gsBLOG
Sem dúvida, principalmente para quem trabalha ou pretende trabalhar na área de comunicação, independente se com mídias sociais ou não. No entanto, criar um blog e deixá-lo lá não significa que irão descobri-lo assim tão fácil em meio a tantas pessoas. Seguir pessoas de sua área, participar de discussões e atualizar com posts seu blog pessoal podem ser bons caminhos.

Nem sei porque, mas uma vez uma empresa me procurou por ter achado o conteúdo que compartilho interessante. Até participei do processo seletivo, mas acabou não rolando por alguns motivos. Mesmo assim, achei o máximo a forma com que as coisas aconteceram.

Recentemente, participei de alguns cursos e eventos voltados ao marketing digital e acho que a principal lição foi a seguinte: nunca seja no digital o que você não é no mundo real (pensamento da @marthagabriel, professora da ESPM. Gente boníssima!). Mentir no ON para se dar bem no OFF nem de longe é um bom caminho. Sabe aquele velho e famoso ditado de que mentira tem perna curta? Então, isso também serve para a WEB.

BlogFecapNews
Você controla os acessos e se preocupa em “postar” algo legal ou as escolhas das matérias são aleatórias?
gsBLOG
Embora não seja um controle minucioso, como deveria, controlo sim os acessos. Pelo famoso Google Analytics (ainda nem sei mexer em tudo lá). Acho importante saber de onde vêm os acessos (mesmo que ainda poucos) e quais são os posts mais vistos, por exemplo. Quanto às postagens, me preocupo em postar coisas legais e as escolhas das matérias são aleatórias. A ideia principal nem é a de eu escrever sobre os assuntos, apesar de eu escrever em alguns casos. Apenas quero compartilhar conteúdos de outros blogueiros (as), sempre citando a fonte é claro. Como não caberia neste post mesmo, acho melhor nem entrarmos no mérito de discutir direito autoral na rede. Haja papo pra falar sobre o assunto... Como já disse, compartilho tudo, ou quase tudo, que acho bacana e inusitado. Alias, hoje a moda é ter uma boa ideia, ser espontâneo (de preferência com tom de humor), ter uma câmera para filmar, colocar no Youtube e ficar famoso, a exemplo do Ted Williams, mendigo da voz radiofônica, lembram? 12 milhões de page views em menos de 3 dias não é pra qualquer um (acho que foi isso). A instantaneidade da internet é o máximo!

BlogFecapNews
Você é um cara antenado nas mídias sociais? Participa delas? O pessoal pode te encontrar em quais endereços?
gsBLOG
Antenado? Sinceramente, acho que não muito. Tem muuuita coisa que não conheço ainda, pelos menos por enquanto. Gosto muito e procuro, na medida do possível, me atualizar, mas confesso que ainda estou engatinhado (como um bebê) quando o assunto é internet. Sabe aquele pensamento - “Quanto mais sei, mais sei, que nada sei”? Então, é mais ou menos isso. Kkkkk...
Participo das mídias sociais que estão mais em evidência (Twitter, Orkut, Facebook...), mas costumo dizer que se a pessoa quer, decididamente, me encontrar é só ir para o Twitter. Nem sei porque exatamente, mas me identifico mais com o microblog. O perfil pra quem quiser compartilhar algumas besteiras de vez em quando é esse aqui - @gustavosouzaHC.

BlogFecapNews
Aproveita e deixa uma dica para quem pensa em começar um Blog e não teve coragem! ;)
gsBLOG
Cara, a principal dica de todas as possíveis, é simples. COMECE! Há algum tempo, li uma frase, não me lembro onde, que diz o seguinte: “uma caminhada de sucesso começa com o primeiro passo”. Então, o melhor caminho é dar o primeiro passo. Com o tempo é natural que as coisas se aperfeiçoem. Eu mesmo, quando inventei de começar com o gsBLOG, não sabia nada de programação. Alias, até hoje não sei. Mas com o tempo o próprio blogger (e existem vários outros por aí) foi aprimorando o sistema de postagens, layouts, ferramentas de compartilhamento etc. Assim, a vida de quem não curte e não sabe programar fica bem mais fácil. Afinal, o que seriam dos criadores sem os programadores? Muito provavelmente nada. Rsrs...

Ufa, terminei. Acho que por enquanto é isso.
E não se esqueçam do nosso saudoso amigo Chacrinha, porque... Quem não se comunica, se estrumbica!