Páginas

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Os 7 erros da dinâmica de grupo

Olá, Pessoal!

E aí, estão animados com esse feriadinho no meio da semana?! rs... alguns que conheço terão que adiantar trabalho, TCC, estudar para provas, mas tá bom... "bola pra frente" ;)

Vamos tratar de um assunto que a maioria de nós precisamos lidar, ainda mais se estivermos em busca de uma boa colocação no mercado de trabalho, a dinâmica de grupo. Esta fase do processo seletivo é considerada a forma mais eficaz de avaliar comportamentos e atitudes do candidato.

Vou listar 7 dicas passadas pelo Empregos.com.br:

1) Candidato despreparado (essa dica vale não somente para a dinâmica de grupo, mas para o processo seletivo como um todo, ou seja, antes de se candidatar a uma vaga, pesquise sobre a empresa, conheça um pouco o ramo de atuação, concorrentes, objetivos, a cultura, entre outros pontos relevantes).

2) Dificuldade na comunicação (segundo especialistas de recrutamento, falhas grosseiras no português estão na lista dos erros que mais eliminam o candidato. Outro ponto que deve ser considerado é a capacidade de verbalizar e ter uma linha lógica de raciocínio ao expôr as ideias).

3) Supervalorização (em outras palavras, vamos conter o ego...rs... a atitude de querer se sobressair supervalorizando suas competências e experiências profissionais pode não ser bem vista).

4) Falta de interação (normalmente nas dinâmicas, a capacidade de interação e a colocação de ideias estão sendo avaliadas, por isso, seja participativo(a) nas tarefas propostas).

5) Excesso de timidez (dependendo da área de atuação do cargo e da empresa, a habilidade de interação não terá tanto peso na avaliação do recrutador, enquanto que em outras, essa habilidade se torna essencial, como por exemplo na área comercial, vendas, comunicação e etc).

6) Nervosismo ("O selecionador entende que o processo seletivo é um momento de tensão. Mas quando há excessos que impedem o profissional de participar das atividades a avaliação é ruim", diz Mailara Germanowicz. Para contornar esse problema, mais uma vez a dica é "Informação", saiba sobre a empresa, a vaga, conheça você e o seu currículo, quanto mais preparado(a), menor será a tensão).

7) Roupas inadequadas (Essa dica é conhecida por todos e como dizem "se você não quer errar vá de social").

De modo geral, nós podemos resumir todas as dicas em: tenha bom senso, seja você e se planeje.

O COT - Centro de Oportunidades e Talentos - oferece aos alunos e ex-alunos do colégio, graduação, pós-graduação e mestrado da FECAP um atendimento gratuito com a Coach Profª Drª Isabel Macarenco, para agendar basta ligar no 3272-2207.

Parte do conteúdo foi retirado do site Administradores.com, matéria "Entrevista de emprego: os 7 erros da dinâmica de grupo" por Rômulo Martins, Empregos.com.br.

Sucesso e boa sorte para todos ;)

Jana