Páginas

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Portfólio Web, você tem?

Olá, Pessoal! Como estão as coisas?

Aqui no Blog já falamos sobre diversos assuntos que envolvem mídias sociais e carreira, como por exemplo: "Vaga, Estágio e Trainee na Web", "Twitter e Facebook podem causar demissão?", "Mercado de Trabalho e Estágio nas Redes Sociais" e etc (Aproveito e agradeço a participação de todos, pois tivemos ótimas opiniões ;)).

Agora vem uma boa pergunta: Como está o seu currículo? O seu ainda é aquele formulário que vende em papelaria? Ou o mais próximo do digital foi a conversão do arquivo Word em PDF que você envia para as empresas?

Que tal ter um currículo moderno? Na verdade, essa seria uma atitude mais lógica e assertiva, já que as empresas e os setores de RH buscam perfis de candidatos a uma oportunidade de emprego nas redes sociais.

Saia do convencional! Crie um site profissional ou um portfólio com opções multimíida, com vídeos, fotos e até podcasts.

Veja 6 dicas para criar um Portfólio Web:

1 - Transforme o seu blog em formato site.
Sistemas populares como Blogger e Wordpress disponibilizam, gratuitamente, opções de personalização de design, entre outras.

2 - Divulgue vídeos de forma simples e fácil.
Seja criativo, faça uma apresentação de seu trabalho e perfil profissional em vídeo.

3 - Invista em podcast.
Podcast é o nome dado ao arquivo de áudio digital, ele surge como um canal de comunicação informal de grande utilidade. Certamente uma maneira inusitada para apresentar seu perfil profissional na internet.

4 - Difunda seu perfil.
Cadastre-se em redes sociais profissionais, o Linkedin, por exemplo, chegou aos 80 milhões de perfis em setembro deste ano. O crescimento foi tão grande que tem uma versão em português desde abril.

5 - Divulgue seu site com currículo.
Divulgue o seu site no currículo e também nos cadastros eletrônicos. Dentro do site, não esqueça de incluir de forma transparente e disponível seus dados para contato.

6 - Inspire-se!
Acesse outras páginas profissionais, veja o que os perfis parecidos com o seu estão fazendo e não se acomode.

Gostaram das dicas? É claro que cada profissional precisa utilizar o que for mais adequado ao seu perfil e fazer ajustes para ter um currículo mais moderno e atrativo.

Aproveitem e acessem a matéria na íntegra com todas as dicas (são 9) e explicações mais detalhadas no Portal Exame - "9 dicas para criar um portfólio na web" por Pedro Zambarda.

Até mais ;)