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quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Você usa as redes sociais para reclamar ou elogiar as marcas?

E aí, pessoal? Tudo tranquilo?

Conversando com algumas pessoas, constatei que muitos tentam de certa forma (quando insatisfeitos com alguma marca), exigir os seus direitos, buscar uma resposta para o problema e até mesmo alertar as pessoas sobre os serviços e produtos de uma determinada marca.

Bom, essa foi uma percepção que eu tive, vamos agora aos dados ;)

Segundo a pesquisa da Gfk, 27%, numa amostra de 1.000 pessoas, disseram usar redes sociais para pesquisar marcas, enquanto 17% afirmaram usá-las como recomendação. O curioso é que só 4% delas utilizam Facebook, Twitter, Orkut ou YouTube para elogiar ou criticar determinada empresa. As entrevistas aconteceram com maiores de 18 anos, de nove regiões metropolitanas (Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém) e de três capitais (Brasília, Goiânia e Manaus).

A Gfk aponta que 4 em cada dez pessoas ouvidas afirmaram acessar constantemente as redes sociais. O levantamento aponta que 53% das pessoas das classes AB utilizam as ferramentas, enquanto que nas classes CD os usuários não passam de 33%.

Cynthia Vieira, Diretora da Área de Business & Technology da GfK, comenta “Embora o uso tenha crescido no Brasil, o estudo constatou que a utilização ainda é restrita, sendo o número de usuários maior entre as pessoas com maior nível socioeconômico e entre os mais jovens (de 18 a 34 anos).”

Os dados da pesquisa demonstram que a utilização das redes sociais com essa finalidade é restrita, porém, não podemos esquecer do impacto que causa um comentário negativo sobre a sua marca. A pesquisa também aponta que 73% das pessoas que lêem um comentário ruim, buscam saber se são verdadeiros para avaliar a marca.

E você? Já utilizou as redes sociais para exigir seus direitos, reclamar ou elogiar alguma marca? Compartilhe a sua experiência conosco ;)

Parte do conteúdo foi retirado do site Exame.com, matéria "4% usam redes sociais para reclamar ou elogiar marcas."

Abraços e até a próxima!

Jana