Páginas

terça-feira, 24 de julho de 2012

Os 10 erros que levam seu currículo para o lixo

(Universia)


Se inscrever para uma vaga de emprego parece simples, mas pode conter pegadinhas que levam seu currículo direto para o lixo. Confira os principais erros:


Quando uma empresa abre inscrições para uma vaga de emprego os recrutadores acabam com mais fichas cadastrais do que têm condições de ler. Eles precisam encontrar o funcionário perfeito para a vaga naquele mar de currículos e documentos, portanto, acabam estabelecendo uma série de regras básicas que eliminam uma inscrição antes mesmo que ela seja lida.
  
Os entrevistadores e gerentes procuram por motivos para eliminar candidatos nessa fase inicial, portanto, a primeira "peneira" de inscrições tem como objetivo retirar todos aqueles candidatos que, por descuido ou falta de informação, passaram a impressão de que não são qualificados o suficiente para o cargo.

Evitar que o seu currículo vá para o lixo não é tarefa fácil. Você precisa cumprir os requisitos da inscrição de maneira correta. Confira quais são os 10 erros que mandam a sua inscrição de emprego direto para a lata do lixo:

 Os erros que levam seu currículo para o lixo: 1. Ignorar as instruções do processo de inscrição

Se existe uma lista de instruções para o processo de inscrição, elas definitivamente não devem ser ignoradas. Esse tipo de direcionamento serve para ajudar o candidato a seguir todos os passos com perfeição garantindo que sua inscrição chegue às mãos do gestor. Deixar as instruções de lado elimina seu currículo logo de cara porque mostra ao recrutador que você não dá atenção aos detalhes.

Os erros que levam seu currículo para o lixo: 2. Deixar espaços em branco

Os profissionais de Recursos Humanos passam horas criando e revisando os formulários de inscrições. Deixar espaços sem resposta vai deixar os gerentes de contratação com menos informações sobre você do que os outros candidatos. Assim como ignorar as instruções, deixar questões em branco no formulário de inscrição também mostra falta de atenção aos detalhes. Bater os olhos no formulário e ver espaços sem informações é um dos métodos preferidos dos recrutadores para cortar o número de inscrições a serem consideradas.

Os erros que levam seu currículo para o lixo: 3. Enviar o formulário após a data de encerramento

Não existe sequer uma desculpa aceitável para enviar um formulário de inscrições após a data de encerramento do envio. Mesmo que você descubra a vaga duas horas antes do encerramento das inscrições, terá de fazer o impossível para enviar sua inscrição dentro do prazo. Os gerentes de contratação têm muito pouco em que se basear na primeira peneira de eliminação, por isso esse será um detalhe importante.

Os erros que levam seu currículo para o lixo: 4. Erros gramaticais ou de digitação

Escrever de maneira errada - seja gramaticalmente ou simples descuido com a digitação - é ruim em todos os casos, mas fica ainda mais evidente em um currículo ou inscrição para emprego. O mais indicado é reler diversas vezes aquilo que você escreveu, se atentando aos mínimos detalhes. Se você se considera um editor ruim, peça a alguém de confiança para fazer isso por você. É claro que um erro pequeno não leva o seu currículo para o lixo, mas diversos problemas com o português certamente irão. Uma inscrição de emprego é um documento, lembre-se disso.

Os erros que levam seu currículo para o lixo: 5. Deixar períodos sem explicação

Esconder os períodos que você esteve desempregado não é uma prática considerada aceitável nesses casos. Nem sempre é ruim estar desempregado, mas isso dá alguns sinais para o seu recrutador, especialmente se você deixá-los sem explicação.
Seja claro em todos os detalhes, não deixe que o gerente de contratação acredite que você foi demitido por justa causa quando na verdade você teve que sair do emprego para cuidar de um familiar doente. Da mesma maneira, seja honesto se você saiu de uma empresa em condições ruins; é melhor que um empregador em potencial saiba disso por você do que buscando suas referências.

Os erros que levam seu currículo para o lixo: 6. Não incluir todos os documentos necessários

Quando uma vaga de emprego requer mais do que um formulário completo, a companhia está dizendo a você que irá usar os documentos adicionais para ajudar na decisão de contratação. Se você omite esse material, a empresa está perdendo informações para comparar você e os outros candidatos.

Os erros que levam seu currículo para o lixo: 7. Listar qualidades aleatórias

Quando você se inscreve para uma vaga de emprego quer que os recrutadores tenham certeza de que você é a pessoa perfeita para aquela vaga, então por que listar suas habilidades e talentos que não se relacionam com o emprego? O melhor a fazer, nesses casos, é adaptar as suas qualidades para o que o emprego pede.

Os erros que levam seu currículo para o lixo: 8. Se inscrever para um emprego abaixo das suas qualificações

Se você tem muito mais experiência do que a vaga exige, trabalha com esse tipo de mercado há muito tempo e conhece todos os detalhes do cargo que vai exercer, provavelmente acredita que é a aposta perfeita. No entanto, qualificações altas demais para uma vaga mediana não são preferência entre os recrutadores. Eles acreditam que um funcionário com tanto conhecimento ficará entediado rapidamente em um cargo no qual não pode desenvolver nenhuma nova habilidade.

Os erros que levam seu currículo para o lixo: 9. Se inscrever para um emprego sem as qualificações necessárias

Você não pode se inscrever para ser piloto de testes se a última coisa que dirigiu foi um autorama. Para se inscrever para um emprego é necessário que você tenha qualificações o suficiente para exercer o cargo caso seja contratado. Tenha certeza de que você será capaz de cumprir todas as funções descritas para o cargo e, mais que isso, prove que você realmente pode. É muito fácil dizer que você sabe fazer alguma coisa em um formulário, mas como vai comprovar isso em uma entrevista de emprego cara a cara?

Os erros que levam seu currículo para o lixo: 10. Deixar o leitor confuso

Quando os recrutadores olham para uma inscrição de emprego procuram por uma imagem clara e concisa do que cada candidato pode trazer para a empresa. Usar palavras rebuscadas ou frases muito grandes fará com que o gestor pare no meio do seu currículo. Seja o mais breve que puder sem deixar de mostrar como o seu trabalho pode agregar valor à vaga.