Páginas

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Como encontrar empregos na web

Olá, Pessoal.

Infelizmente as férias estão acabando...rs... Alguns estão voltando para as atividades do trabalho, outros estão curtindo esse finalzinho antes do retorno das aulas na facu.

É o momento de organizar a vida, retomar o planejamento pessoal, profissional e até mesmo o financeiro. Para quem procura dar uma "turbinada" na carreira ou apenas está procurando um emprego, aqui vão algumas dicas de como procurar essas vagas na web.

Você sabia que é na internet que empresas como Coca-Cola, Vivo, Ipiranga, Vale, Google e Natura têm procurado talentos. Os sites mais utilizados são o Linkedin (3 milhões de currículos cadastrados no Brasil), Vagas.com (4 milhões de currículos) e Catho Online (230.000 vagas oferecidas) e também em perfis do Twitter como @trampos (58.000 seguidores). Dependendo da empresa e do cargo é parte do processo considerar o conteúdo gerado pelo candidato nas redes sociais.

Segundo um levantamento feito pela Catho, em 2009, quase um quarto das contratações feitas no país passou pela internet. Então, fiquem atentos, pois se temos fácil acesso as informações e aos processos da vaga, as empresas, por outro lado, também acessam as informações do candidato. A Robert Half, empresa de recrutamento americana, estipula que 63% das companhias brasileiras consultaram perfis de candidatos em redes sociais em 2010.

Outro dado interessante dessa mesma pesquisa diz que 17% das empresas brasileiras afirmam que textos e fotos "impróprios" publicados na rede não influenciam as chances de um candidato durante um recrutamento, porém, vale lembrar que é preciso ter bom senso para não cometer falhas grosseiras.

Agora é com você! Movimente a sua rede de contato, dê "um tapa" no currículo e se prepare para os processos.

AH! Não poderia esquecer ;) Quem for aluno FECAP, aproveita e dá uma passada no site do COT - Centro de Oportunidades e Talentos, cadastre o seu currículo e comece a se candidatar para diversas vagas. Outra dica é acompanhar o COT no Facebook (FECAP Empregos) e no Twitter (@FecapEmpregos).

Parte do conteúdo foi retirado do site Exame.com, matéria "Como usar as armas da rede para encontrar um emprego" por Renata Honorato e Paula Reverbel, de Veja.

Abraços e até mais ;)

Jana