Olá, Pessoal.
Infelizmente as férias estão acabando...rs... Alguns estão voltando para as atividades do trabalho, outros estão curtindo esse finalzinho antes do retorno das aulas na facu.
É o momento de organizar a vida, retomar o planejamento pessoal, profissional e até mesmo o financeiro. Para quem procura dar uma "turbinada" na carreira ou apenas está procurando um emprego, aqui vão algumas dicas de como procurar essas vagas na web.
Você sabia que é na internet que empresas como Coca-Cola, Vivo, Ipiranga, Vale, Google e Natura têm procurado talentos. Os sites mais utilizados são o Linkedin (3 milhões de currículos cadastrados no Brasil), Vagas.com (4 milhões de currículos) e Catho Online (230.000 vagas oferecidas) e também em perfis do Twitter como @trampos (58.000 seguidores). Dependendo da empresa e do cargo é parte do processo considerar o conteúdo gerado pelo candidato nas redes sociais.
Segundo um levantamento feito pela Catho, em 2009, quase um quarto das contratações feitas no país passou pela internet. Então, fiquem atentos, pois se temos fácil acesso as informações e aos processos da vaga, as empresas, por outro lado, também acessam as informações do candidato. A Robert Half, empresa de recrutamento americana, estipula que 63% das companhias brasileiras consultaram perfis de candidatos em redes sociais em 2010.
Outro dado interessante dessa mesma pesquisa diz que 17% das empresas brasileiras afirmam que textos e fotos "impróprios" publicados na rede não influenciam as chances de um candidato durante um recrutamento, porém, vale lembrar que é preciso ter bom senso para não cometer falhas grosseiras.
Agora é com você! Movimente a sua rede de contato, dê "um tapa" no currículo e se prepare para os processos.
AH! Não poderia esquecer ;) Quem for aluno FECAP, aproveita e dá uma passada no site do COT - Centro de Oportunidades e Talentos, cadastre o seu currículo e comece a se candidatar para diversas vagas. Outra dica é acompanhar o COT no Facebook (FECAP Empregos) e no Twitter (@FecapEmpregos).
Parte do conteúdo foi retirado do site Exame.com, matéria "Como usar as armas da rede para encontrar um emprego" por Renata Honorato e Paula Reverbel, de Veja.
Abraços e até mais ;)
Jana
Boa Jana, vou começar a me organizar, afinal essa minha vida de princesa tem que acabar.
ResponderExcluirOlá Janaina! tudo bem?
ResponderExcluirA análise que é feita no perfil das pessoas é 100% garantida? Sem ofensas ... mas questiono isso porque gostaria de entender mais sobre o assunto e creio que muitas pessoas fantasiam suas informações. Entretanto, se elas fantasiam ou mentem isso pode acontecer no ambiente de trabalho ...
[]s
Olá, Matheus. Tudo bem?
ResponderExcluirSua pergunta é ótima! Bom, tenho conversado com profissionais de RH, ou em até mesmo nos eventos que participo, as empresas concordam que o processo seletivo presencial não foi trocado pelo virtual. O processo de seleção iniciado na web ou redes sociais é só uma das etapas para encontrar possíveis talentos para aquela empresa, afinal de contas, com as redes sociais a abrangência é muito maior. Tanto no cadastro do "trabalhe conosco", sites de vagas ou até mesmo no preenchimento manual de um currículo, algumas pessoas decidem adicionar informações falsas acreditando que terão chance, mas sabemos que isso não é verdade. Essa pessoa pode até conseguir participar de dinâmicas de grupo e entrevistas, porém isso é diagnosticado pelos profissionais de RH que estão preparados para essas situações. Bom, eu acredito que a verdade é sempre a melhor escolha, seja você no seu perfil das redes sociais, no currículo, na entrevista e na vida, deste modo o sucesso pessoal e profissional será garantido. Você não acha? Abraços e até mais ;)
Concordo plenamente com vc Janaina.
ResponderExcluirSe as pessoas mostrarem o que realmente são, seus talentos e habilidades aparecem com naturalidade. É isso mesmo!.
Abraços