Páginas

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Da faculdade para o mercado de trabalho

Dicas para você cruzar esta fronteira sem atropelos.

Realizado o sonho da formatura, vem a pergunta: o que fazer com todo esse conhecimento acumulado? Como levar seu talento ao mercado de trabalho e ser reconhecido por isso? A situação pode ficar um pouco mais complicada dependendo da área em que você se formou.
Como avaliar, assim de primeira, as habilidades profissionais de um administrador? De um jornalista? Questão difícil? Sim, mas não impossível. Com as dicas certas, você pode transformar em ponte da amizade, o muro de arame farpado que é a fronteira entre o mundo acadêmico e o profissional.

Planeje sua entrada no mercado de trabalho desde o TCC
Uma das melhores maneiras de começar a planejar sua entrada no mercado de trabalho é escolher um tema real para seu trabalho de conclusão de curso (TCC). Procure uma empresa de destaque em seu setor, entreviste seus profissionais. Aproveite para “respirar” um pouco da cultura dessa e de outras empresas com as quais você se relacionar.
Não se esqueça de agendar um dia para apresentar seu TCC ao presidente da empresa que o ajudou. Você ficará surpreso ao perceber como a maioria dos profissionais é aberta e este tipo de experiência.
Ao final, o saldo será mais do que positivo. Você terá começado a traçar seu networking, uma das mais poderosas ferramentas de ascensão profissional. Terá conhecido, mesmo que de passagem, a vida de uma empresa. E, com certeza, um cérebro recém-saído da academia estará fervilhando de ideias e pronto para qualquer desafio.

Uma vez no estágio, não se esqueça dos cursos rápidos
Um ponto interessante a se observar é que a fronteira precisa ser derrubada dos dois lados. Tanto do acadêmico para o mundo profissional quanto em seu retorno. Sim, você vai retornar muitas e muitas vezes ao mundo acadêmico.
No mercado de hoje, você não pode descuidar da pós-graduação, do mestrado, do doutorado etc. Nem que seja para cursos rápidos, sua volta ao mundo acadêmico também tem seu valor.
Pensando além da formação tradicional, procure cursos livres que o ajudem em sua empresa atual e nas próximas. Vai aí outra dica: embora a possibilidade de um empregador pagar por sua formação seja tentadora, não se esqueça que sua vida profissional é muito maior do que a empresa em que você está. Portanto, tente aliar essas duas forças.

O que um mundo ajuda no outro
Em resumo: o mundo acadêmico e o profissional se complementam. O primeiro traz o método, ensina você a se organizar e estruturar seu pensamento. Habilidades como essas são fundamentais em projetos de grande porte e reuniões de última hora.
Por outro lado, o mundo profissional dará a você a sensação do retorno do investimento, da hierarquia, dos planos de cargos, dos salários.
Acerta quem pensa que não são mundos tão díspares hoje em dia. Afinal, só para dar um exemplo didático, você pode trabalhar como professor em uma universidade ou ser administrador, contador ou profissional de marketing de uma faculdade. Enfim, os mundos tem fronteiras tênues.

Cabe a você estar preparado para viver entre os dois.

Este artigo foi enviado pelo Emprego Certo, o classificado de currículos e vagas de empregos do UOL. Acesse em http://empregocerto.uol.com.br.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Shows em janeiro

Quer saber quais são os shows que vão movimentar Sampa em janeiro?

Acesse: http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/br/culturaelazer e confira a agenda cultural.

Estão programados: Cold Play, The Wailers, Eagle Eye Cherry, entre outros.
Gostou? Apresse-se para comprar ingressos.