Páginas

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Quer ir ao museu sem sair de casa?

Doze museus brasileiros de quatro estados diferentes poderão, agora, ser visitados pela internet de forma gratuita e em condições de alta performance tecnológica. É o projeto ERA Virtual – Museus, que irá reproduzir as exposições dos museus tal qual elas foram montadas.

Além de ampliar o acesso à cultura, a iniciativa abrange aspectos educativos, sociais e turísticos. O lançamento da primeira exposição acontece na segunda quinzena de março de 2010 e traz cinco museus para as telas do computador, sendo eles: o Museu de Artes e Ofícios, em Belo Horizonte/MG, o Museu Nacional do Mar, em São Francisco do Sul/SC, Casa de Cora Coralina, em Goiás Velho/GO, o Museu Victor Meirelles, em Florianópolis /SC e o Museu do Oratório, em Ouro Preto/MG

Visitações virtuais já são comuns nos principais museus do mundo como o Louvre, em Paris, ou o Museu Egípcio, no Cairo. Porém, a maior parte deles não permite uma navegabilidade contínua, além de apresentar um sistema pesado, que demora muito para carregar. Já o projeto ERA Virtual é mais completo.

Explorando os museus

O objetivo do ERA Virtual é ampliar o alcance sócio-cultural dos museus que fazem parte do projeto, visto que 92% da população brasileira nunca visitou galerias de arte ou museus, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além de democratizar o acesso a essas informações de forma gratuita, fornecer um material de qualidade e ainda estimular o turismo cultural.

Todo o percurso pode ser acompanhado por um guia virtual que transmite ao internauta informações sobre o lugar e seu acervo. Intuitivo e de fácil utilização, o projeto ainda será veiculado em inglês, espanhol e francês. A tecnologia não demanda computadores potentes ou com muita memória, o que torna o projeto acessível de qualquer máquina, em qualquer lugar do mundo, gratuitamente.

O projeto custará 720 mil reais e é financiado por intermédio das Leis Federal e Estadual de Incentivo a Cultura de Minas Gerais e incentivado por empresas privadas.

Os museus participantes da primeira fase do projeto ERA Virtual- Museus são:

Lançamentos na segunda quinzena de março:

Museu de Artes e Ofícios - Belo Horizonte / MG
Museu Nacional do Mar - São Francisco do Sul / SC
Casa de Cora Coralina - Goiás / GO
Museu Victor Meirelles - Florianópolis / SC
Museu do Oratório - Ouro Preto / MG


Lançamentos seguintes:

Memorial Tancredo Neves - São João del-Rei / MG
Museu de Ciências Naturais PUC Minas - Belo Horizonte / MG
Museu do Homem do Nordeste - Recife / PE (em fase final de negociação)
Museu Histórico Abílio Barreto – Belo Horizonte / MG
Museu Guimarães Rosa – Cordisburgo / MG
Museu Casa Guignard – Ouro Preto / MG
Museu do Diamante – Diamantina / MG


Fonte: Sinal de Fumaça/Fundabrinq

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Estudantes de RP ganham mais uma rede social

O Portal RP-Bahia acaba de lançar a Rede RP On-line, rede social que tem o objetivo de agregar estudantes, profissionais e instituições da área de relações públicas de toda a América Latina. Neste ambiente totalmente interativo, o internauta pode criar a sua página pessoal, com blog, fórum, chat e outros espaços para interagir com os outros membros da rede.

Qualquer usuário que se cadastre pode dar a sua contribuição para a construção de uma rede interativa que possa contribuir verdadeiramente para o fortalecimento e valorização das relações públicas na nossa região.

O endereço para acesso é www.rponline.com.br e faça parte desse movimento de interação internacional em prol da valorização das relações públicas.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Onde comprar livros na volta às aulas?

As aulas estão começando e muitas disciplinas exigem ou recomendam que os alunos adquiram alguns livros-texto.

Onde comprá-los com desconto? Ou onde adquiri-los sob a forma de troca/escambo?

Algumas dicas para vocês:

http://www.skoob.com.br/ - site de opiniões sobre livros.

Sebos virtuais
Estante Virtual
Livros Difíceis
Sebo do Messias
Traça
Sebos Online
O Livreiro

Bibliotecas digitais
http://www.wdl.org/pt/
Brasiliana USP
Portal Domínio Público

E para pesquisas acadêmicas, também recomendamos o banco de teses, dissertações e produções científicas: http://ojornalista.com/blog/2009/08/bancos-de-teses-dissertacoes-e-producoes-cientificas/.

Além disso, existem as livrarias virtuais ditas "tradicionais":
Submarino, Cultura, Siciliano, Saraiva, FNAC, entre outras.

Boa volta às aulas e boas compras ou trocas!