Páginas

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Doar Sangue: ação que faz bem!

Você já reparou que frequentemente temos chamadas nos jornais alertando para o estoque baixo de sangue nos hospitais? Os motivos do afastamento dos doadores são variados, desde período de férias, feriado prolongado ou até mesmo por causa do tempo frio. Por esse motivo, o post de hoje será dedicado a conscientização.

A Fundação Pró-Sangue é uma instituição sem fins lucrativos, criada em 1984, com sede no 1.º andar do Prédio dos Ambulatórios do Hospital das Clínicas, coleta em média 12.000 bolsas mensalmente, volume de sangue equivalente a aproximadamente 32% do sangue consumido na Região Metropolitana de São Paulo, 16 % do Estado e 4% do Brasil.

Requisitos básicos para doação de sangue:
- Estar em boas condições de saúde.
- Ter entre 18 e 65 anos.
- Pesar no mínimo 50kg.
- Estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
- Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Passaporte).

Site: www.prosangue.sp.gov.br
Tema: Doe Sangue. Seja Feliz.


Veia Social: Rede Social de Doadores e Receptores de Sangue

Trata-se de uma Rede Social onde ambos podem trocar idéias e aprender mais sobre os benefícios da Doação de Sangue. Basta se cadastrar para ter acesso a blog, vídeos, galeria de fotos e muito mais, além de poder criar comunidades. A Veia Social disponibiliza uma área onde os receptores de sangue podem incluir seus Pedidos de Doação de Sangue para que doadores possam ajudá-los. Ainda tem uma área de depoimentos para quem quiser relatar suas histórias e experiências.

Twitter: @veiasocial
Site: www.veiasocial.com.br
Tema: Doe Sangue. Compartilhe Vida.


Agora só depende de nós, vamos divulgar essas ações, doar ou até mesmo ser voluntário nesses projetos. Eu faço a minha doação de sangue no Hospital das Clínicas e você?


Fonte: http://www.prosangue.sp.gov.br e http://www.veiasocial.com.br