Páginas

sexta-feira, 19 de março de 2010

Desafio Sebrae 2010 - Participem!

Já estão abertas as inscrições para o Desafio Sebrae 2010.

O Desafio é um jogo de empresas realizado via internet. A participação vale horas em Atividades Complementares - consulte o regulamento do seu curso.

A palestra explicativa com representante do Sebrae acontece no dia 27/03/10, às 13h30, na sala 307-B. Convites estarão disponíveis na Central do Aluno FECAP (CAF) a partir de 22/03/10.

Não deixem de conferir!

quarta-feira, 17 de março de 2010

Da FECAP para o mundo: isso é handebol!, por Valter Costa Guimarães Filho, técnico de hand

Mais uma vez, tenho que agradecer a minha querida aluna e correspondente oficial, Jéssica Lima, do curso de RP e do time de futsal feminino.

A Jéssica conseguiu um texto super bacana do técnico de handebol da FECAP, Valter Costa Guimarães Filho, que além de treinar a nossa instituição, também é assistente técnico do Esporte Clube Pinheiros (um dos clubes de maior expressão do hand brasileiro) e assistente técnico da Seleção Brasileira Júnior Masculina.

Participa também deste texto a aluna da FECAP e jogadora de handebol, Ana Luiza.

Vamos ao texto!

Da FECAP para o mundo – Isso é handebol

"Do outro lado do mundo, retrato a mais nova experiência que obtive com a Seleção Brasileira de Handebol, onde na qualidade de assistente técnico, tive a oportunidade de participar do XVIII Campeonato Mundial Júnior, em que disputamos pela oitava vez, e obtivemos a melhor colocação em toda história: 9º lugar, entre 24 seleções participantes, demonstrando mais uma vez a evolução do handebol brasileiro.

Isso é reflexo da excelente preparação que realizamos, por meio de fases de treinamento, intercâmbios e do torneio preparatório na Tunísia, onde nos sagramos campeões invictos. Assim, conseguimos evoluir muito durante a competição, conquistando resultados expressivos, vencendo potências européias como Noruega, França e República Tcheca.

Ainda respirando handebol, retorno à FECAP, agradecendo a contribuição e apoio, neste período que estive fora e aproveito o mês das mulheres, para parabenizá-las pelo dia internacional, e nada mais justo, celebrar esse dia de forma inusitada, comunicando mais uma conquista na parte esportiva, o ressurgimento do handebol feminino, que iniciou um novo trabalho em fevereiro e hoje faz parte do cenário esportivo da FECAP, com a formação de mais uma equipe para treinamentos e jogos.

Acredito que esta seja a primeira conquista das alunas que praticam ou gostam da modalidade, e uma experiência nova para mim, tendo em vista que esta é a primeira oportunidade em estar dirigindo uma equipe universitária feminina de handebol.

Estou vivenciando de forma positiva este trabalho e notando o quanto é gratificante lidar com as meninas, pela determinação, vontade, paciência e espírito de equipe, apesar de já ter tido participações com outras equipes em escolas e clube. Desta forma, fica aqui meu convite a todas interessadas, para comparecerem e participar dos treinamentos".

O Hand Feminino, por Ana Luiza - jogadora

"O time feminino de hand da Fecap já completou 3 anos, mas desde quando foi “formado” tivemos alguns probleminhas, infelizmente nunca conseguimos ter uma equipe completa, mas graças ao time de futsal e suas integrantes exemplares, conseguimos participar de alguns campeonatos como o JUP.

Ano passado, tivemos a ausência de uma de nossas grandes atletas, mas também ganhamos outras grandes novas atletas que juntas levamos o nome da FECAP, independente dos resultados das partidas.

Com certeza os treinos de hand são os mais divertidos, e estamos sempre abertas para a chegada de novas atletas. Esse ano já começamos com um belo elenco e agora o nosso objetivo principal é formar desse elenco, um time base e continuar jogando nos campeonatos e principalmente fazer bonito no Economíadas.

Aproveito para agradecer ao nosso técnico Valter e a Cecília, pela dedicação e apoio".


Treinos Handebol – Ginásio FECAP
Masculino – Segundas e Quarta, às 22h40.
Feminino – Terças, 17h30, e Sábados, às 10h30.

Compareçam!

Um bate-papo com Ricardo Chachá, aluno de Adm, e autor de blog

Conversamos com Ricardo Chachá, aluno do 3º semestre de Administração da FECAP e autor do blog www.papalavras.com. Fizemos algumas perguntas a ele sobre o blog, a instituição e suas ideias. Veja abaixo.

1)O que o levou a criar o blog?
O blog foi a maneira que encontrei de exercitar minha habilidade na escrita e aprimorá-la. Igualmente, ao incluir poesia e prosa, é também um canal para expressar emoções e sentimentos meus, de modo que funciona quase como uma terapia muito salutar. Um terceiro objetivo foi mostrar a possíveis selecionadores tanto minha sensibilidade como minha paixão pela escrita, explicitando também competência técnica no assunto.

2)O blog tem algo a ver com a sua formação acadêmica? Como concilia os dois?
O blog tem pouco a ver com minha carreira acadêmica, exceto por alguns poucos artigos que abordam questões examinadas nas disciplinas de Sociologia 1 e 2. Pode, ocasionalmente, incluir conhecimentos de outras disciplinas, como Ética e Política e Lógica. São assuntos mais voltados para a área de Humanas, examinando comportamentos, cultura, etc.

Como o blog permite que os "posts" sejam agendados para publicação posterior, quando tenho mais tempo escrevo vários textos e, em seguida, organizo a agenda de publicação. É ainda mais fácil escrever sobre os filmes a que assisto, pois são análises críticas e o objeto de estudo está pronto, logo basta examiná-lo. Muito mais árduo é começar algo a partir de uma ideia qualquer, o que ocorre com os pequeninos contos e poemas, cuja criação leva mais tempo. Portanto, conforme minha disponibilidade, preciso saber dosar a quantidade de poemas, contos ou críticas e reflexões que vou escrever.

3) Que curso faz na FECAP, em que semestre está e o que mais gosta na FECAP?
Estou no terceiro semestre de Administração (minha primeira graduação é em Arquitetura e Urbanismo), no período noturno. A FECAP proporciona contato direto e frequente com cada docente e, por consequência, faz com que eu sinta que tenho atenção individualizada. É essa proximidade o que mais me agrada na FECAP e, para que isso continue, é fundamental que as turmas não sejam tão grandes. Acho que todos os alunos gostam disso, embora talvez nem percebam.

4) Algo a mais a dizer?
Quando ingressei na FECAP, não sabia o que esperar. A escolha fora muito mais pela localização do que por qualquer parâmetro de qualidade, já que eu não conhecia egressos ou alunos da instituição, que poderiam expor suas opiniões e me fornecer parâmetros palpáveis. Não dou muita importância para índices de avaliação, por isso a propaganda boca a boca tem peso maior para mim, pois ouço e faço meu próprio julgamento, criterioso e detalhista.

O fato é que fiquei surpreso. A organização e o cuidado para com o aprendizado do aluno são muito grandes, desde o programa de monitoria (que, infelizmente, pouquíssimos utilizam) ao de nivelamento, que, embora não tenha frequentado, dá a impressão de quase "fazer o papel de uma babá" de quem julga que precisa sanar deficiências de aprendizado em português instrumental e matemática.

Meu único lamento refere-se às disciplinas de Comunicação Empresarial 1 e 2, que privilegiam o português instrumental em detrimento do assunto que lhes dá nome. Já que o conhecimento da língua é tão importante para a FECAP, propus um projeto de blogs universitários para a instituição, prevendo categorias de blogs, periodicidade dos "posts", votação popular, premiação e patrocínio. O objetivo primeiro é divulgar a produção acadêmica feita durante as aulas e também consolidar as habilidades dos alunos na escrita da língua, permitindo que se escreva sobre outros assuntos. Apresentei-o à Profa. Sandra Helena e ao Prof. Taiguara, que ficaram muito entusiasmados. Torço para que o projeto seja concretizado, pois trará benefícios para os docentes, discentes e para a imagem da instituição, que será pioneira no assunto e poderá convidar outros institutos de ensino superior a participarem dessa iniciativa, transformando-a em algo nacional, com repercussão e premiações à altura.

segunda-feira, 15 de março de 2010

A hora das mulheres no basquete, por Alexandre Blinke - técnico do basquete na FECAP


Agradecemos aqui a colaboração da nossa "correspondente", Jéssica Lima, aluna de RP da FECAP e integrante da equipe de futsal feminino; ao professor Alexandre Blinke, técnico do basquete na FECAP; e também à diretora da modalidade, Natália dos Santos.

Vamos ao texto: A hora das mulheres no basquete

Em 2009, mesmo não tendo um time "oficial" de basquete feminino, nossas meninas tiveram papel de destaque no Economiadas, passando para semi-finais.

Em 2010 queremos chegar mais longe e para isso agora contamos com um horário de treino de basquete só prá elas.

A chave para o sucesso em todos os segmentos de nossa vida é a paixão pelo que se faz e comprometimento com o que fazemos.

Coragem, determinação e vontade de vencer estão naturalmente presentes nas mulheres e essa é a combinação que buscamos no esporte feminino da FECAP.

Todas as alunas estão convidadas a participar dos treinos que acontecem todos os sábados, das 9h às 10h30.

“Em 2009, o basquete feminino foi a única modalidade coletiva que conseguiu passar para a segunda fase do economídas sendo que o time treinou apenas dois sábados. Imagina o que podemos fazer com sete meses de treino! Em 2010 podemos mais, e quem sabe chegar à final do economíadas. Temos tudo para entrar em campeonatos e ganharmos”, comemora Natália dos Santos, diretora da modalidade.

"Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso, e trabalhar em conjunto é a vitória”. Henry Ford

Para mais informações sobre o basquete feminino, contate a Atlética.