Páginas

quarta-feira, 17 de março de 2010

Um bate-papo com Ricardo Chachá, aluno de Adm, e autor de blog

Conversamos com Ricardo Chachá, aluno do 3º semestre de Administração da FECAP e autor do blog www.papalavras.com. Fizemos algumas perguntas a ele sobre o blog, a instituição e suas ideias. Veja abaixo.

1)O que o levou a criar o blog?
O blog foi a maneira que encontrei de exercitar minha habilidade na escrita e aprimorá-la. Igualmente, ao incluir poesia e prosa, é também um canal para expressar emoções e sentimentos meus, de modo que funciona quase como uma terapia muito salutar. Um terceiro objetivo foi mostrar a possíveis selecionadores tanto minha sensibilidade como minha paixão pela escrita, explicitando também competência técnica no assunto.

2)O blog tem algo a ver com a sua formação acadêmica? Como concilia os dois?
O blog tem pouco a ver com minha carreira acadêmica, exceto por alguns poucos artigos que abordam questões examinadas nas disciplinas de Sociologia 1 e 2. Pode, ocasionalmente, incluir conhecimentos de outras disciplinas, como Ética e Política e Lógica. São assuntos mais voltados para a área de Humanas, examinando comportamentos, cultura, etc.

Como o blog permite que os "posts" sejam agendados para publicação posterior, quando tenho mais tempo escrevo vários textos e, em seguida, organizo a agenda de publicação. É ainda mais fácil escrever sobre os filmes a que assisto, pois são análises críticas e o objeto de estudo está pronto, logo basta examiná-lo. Muito mais árduo é começar algo a partir de uma ideia qualquer, o que ocorre com os pequeninos contos e poemas, cuja criação leva mais tempo. Portanto, conforme minha disponibilidade, preciso saber dosar a quantidade de poemas, contos ou críticas e reflexões que vou escrever.

3) Que curso faz na FECAP, em que semestre está e o que mais gosta na FECAP?
Estou no terceiro semestre de Administração (minha primeira graduação é em Arquitetura e Urbanismo), no período noturno. A FECAP proporciona contato direto e frequente com cada docente e, por consequência, faz com que eu sinta que tenho atenção individualizada. É essa proximidade o que mais me agrada na FECAP e, para que isso continue, é fundamental que as turmas não sejam tão grandes. Acho que todos os alunos gostam disso, embora talvez nem percebam.

4) Algo a mais a dizer?
Quando ingressei na FECAP, não sabia o que esperar. A escolha fora muito mais pela localização do que por qualquer parâmetro de qualidade, já que eu não conhecia egressos ou alunos da instituição, que poderiam expor suas opiniões e me fornecer parâmetros palpáveis. Não dou muita importância para índices de avaliação, por isso a propaganda boca a boca tem peso maior para mim, pois ouço e faço meu próprio julgamento, criterioso e detalhista.

O fato é que fiquei surpreso. A organização e o cuidado para com o aprendizado do aluno são muito grandes, desde o programa de monitoria (que, infelizmente, pouquíssimos utilizam) ao de nivelamento, que, embora não tenha frequentado, dá a impressão de quase "fazer o papel de uma babá" de quem julga que precisa sanar deficiências de aprendizado em português instrumental e matemática.

Meu único lamento refere-se às disciplinas de Comunicação Empresarial 1 e 2, que privilegiam o português instrumental em detrimento do assunto que lhes dá nome. Já que o conhecimento da língua é tão importante para a FECAP, propus um projeto de blogs universitários para a instituição, prevendo categorias de blogs, periodicidade dos "posts", votação popular, premiação e patrocínio. O objetivo primeiro é divulgar a produção acadêmica feita durante as aulas e também consolidar as habilidades dos alunos na escrita da língua, permitindo que se escreva sobre outros assuntos. Apresentei-o à Profa. Sandra Helena e ao Prof. Taiguara, que ficaram muito entusiasmados. Torço para que o projeto seja concretizado, pois trará benefícios para os docentes, discentes e para a imagem da instituição, que será pioneira no assunto e poderá convidar outros institutos de ensino superior a participarem dessa iniciativa, transformando-a em algo nacional, com repercussão e premiações à altura.

Um comentário: