Páginas

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Você é um Workaholic?

Olá, Pessoal. Tudo bem?

Em uma aula de RH, no curso de Administração, o Prof. falou sobre Workaholic, você sabe o que é?

Definição Wikipédia: Workaholic é uma expressão em inglês que designa uma pessoa viciada em trabalho ou outra atividade. É uma variação da palavra alcoholic (alcoólatra).

Hoje, algumas pessoas acreditam que trabalhar demais, extrapolar nas horas extras ou adiar as férias seja o correto ou sinônimo de ser produtivo e comprometido no trabalho. São extremamente focados na empresa esquecendo de outras áreas que também são importantes, como família, amigos, social etc.

Segundo a terapeuta comportamental Joana Modena Nahim: “Tudo em demasia é ruim. Alguém que trabalha demais pode ser classificado como workaholic, ou viciado em trabalho. É quando a pessoa se desliga de tudo o mais só para trabalhar. E como qualquer vício, ele serve para ocultar aquilo que não conseguimos resolver em outras áreas da vida”.

Veja dicas para identificar tendências de um Workaholic:
1 - Dificuldades em comunicar-se com a família; autoridade e respeito obtido via discussões tensas;
2 - Família afetivamente distante e/ou afetivamente carente;
3 - Diminuição do conhecimento sobre o cotidiano dos filhos, esposa/marido e amigos (você é o último a saber ou descobre os fatos só depois que já ocorreram e foram resolvidos sem sua ajuda);
4 - Diminuição do número de amigos e da frequência com que os vê, acompanhado ou não por reclamações sobre sua ausência (“sumido, hein?”) ou por desistência de lhe procurarem;
5 - Diminuição do conhecimento e/ou participação em atividades não-profissionais de sua preferência, como leitura de livros (que não tenham a ver com o trabalho), ida a cinema, teatro, exposições, esportes, e assim por diante;
6 - Sinais de fadiga física (alterações no sono, no apetite e no humor, stress, gastrite, aftas, dores nas costas, diminuição da capacidade de concentração).

E aí? Você disse "sim" para quantos ítens? Se foi a muitos, é bom repensar um pouco sobre a sua vida profissional e principalmente a pessoal. Redefinir as prioridades em busca de uma vida com mais qualidade e equilíbrio.

Então me diz, você acredita ser possível conciliar trabalho e vida pessoal?

Parte do conteúdo foi retirado do site Você S/A, matéria: "Workaholic: quando o trabalho vira vício" por Rita Palladino / Press & Mídia.

Até mais ;]

Um comentário:

  1. Olá Janaina!

    Adorei o tema de hoje!
    Identifiquei o 6º sintoma citado no post. Mas acredito que além do trabalho é a faculdade, último ano, Tcc, trabalhossss para entregar, prova, são fatores que nos deixam stressados, com gastrite, dores nas costas...
    As pessoas não podem deixar sua vida pessoal de lado, pois familiares, amigos nunca nos deixarão, mas o trabalho pode.

    Até mais.

    ResponderExcluir