Páginas

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Mercado de Trabalho e Estágio nas Redes Sociais

Olá, Pessoal! Como estão?

Uma amiga pediu para escrever sobre o Mercado de Trabalho e Estágio nas Redes Sociais e pelo visto o assunto interessa, não é mesmo?!

Uma pesquisa da Hays, empresa de recrutamento de executivos de alta e média gerência, na revista "Agitação" (do CIEE) revela que 60% dos executivos brasileiros acessam esse tipo de serviço, sendo que 40% já se candidataram a vagas anunciadas. A rede social Linkedin tem a preferência com 62% dos entrevistados quando se trata de buscar novas oportunidades. Logo depois está o Orkut com 52,2%, Facebook 47,5% e o microblog Twitter com 26,5%.

Você já percebeu que os recrutadores têm acesso imediato a uma série de informações acerca dos candidatos? Todas essas informações são usadas para identificar o melhor perfil, agilizam o processo de recrutamento e seleção, além de trazer uma maior assertividade na contratação de um profissional.

Cada rede social possui um perfil predominante, no Linkedin o cadastro de um currículo bem estruturado é primordial, demonstrando a gestão da sua carreira e os resutlados obtidos com cada experiência. O Facebook e Orkut são redes que vão além de um perfil profissional. O foco principal é o lado pessoal e acredite, essas informações são levadas em conta na avaliação.

Eu particularmente acho importante estar antenado e fazer parte das principais redes sociais, já que as empresas utilizam esse ambiente para ter um primeiro contato com o candidato. Após essa etapa, grande parte do processo continua sendo presencial, por isso não deixe de se preparar para as dinâmicas e entrevistas.

E você, já recebeu alguma oportunidade de trabalho pelas redes sociais? Acredita que esse ambiente é favorável para um primeiro contato?

Parte dos textos foram retirados:
> Revista "Agitação" do CIEE, ano XVI - nº 95 - set/out de 2010.
> Site Administradores.com.br, matéria "Recrutamento pelas redes sociais com custo zero".


Agradecimento para Luciane Cypriano pela indicação da matéria ;)

Até mais []'s

4 comentários:

  1. Na minha opinião, o ambiente pode ser favorável ou desfavorável depende do perfil que a empresa procura.

    Um perfil bem bacana é o da empresa Deloitte no Facebook diariamente posta dicas sobre carreira, currículo, palestras e dentre outros.

    É isso ai, as empresas estão de olho nas redes sociais. Por isso, pense duas vezes antes de postar qualquer coisa na internet.

    Beijos..

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda acho que o facebook informe mais sobre o candidato do que o orkut, é um perfil mais completo.
    Muito bom estar utilizando esse recurso das redes sociais , e bom pra empresa que que acaba conhecendo o candidato a emprego em seu comportamento não tão burocratico, muito mais social.

    BJo Jana.

    Erika

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Já li um case onde o recrutador fez uma prévia pesquisa sobre o candidato nas redes sociais, e constatou que o mesmo fazia parte da comunidade "Eu odeio acordar cedo". No meio da conversa, o entrevistador endagou ao candidato: "Por que você odeia acordar cedo?"
    O mesmo ficou um tanto embaraçado ao responder a pergunta...

    Acho correta a busca de informações nas redes sociais. Creio que agrega informações para a tomada de decisão do recrutador.

    Abs.

    ResponderExcluir