Páginas

terça-feira, 22 de março de 2011

Você tem um perfil empreendedor?

E aí pessoal? Tudo bem?

Faz pouco tempo que estava conversando com os meus amigos sobre abrir ou não uma empresa, eu particularmente tenho as minhas dúvidas pois não se trata de uma tarefa tão fácil e ainda acho que não tenho um "espírito empreendedor". Por acaso achei essa matéria e vou compartilhar com vocês ;)

Dados da pesquisa GEM 2010 (Global Entrepreneurship Monitor) divulgados em janeiro de 2011 revelam que 110 milhões de pessoas de 59 países estavam focadas em abrir uma empresa em 2010, enquanto 140 milhões estavam em processo de execução de novas empresas, ou seja, 250 milhões de empreendedores apostaram no sonho de ter o próprio negócio.

Boa parte encara o empreendimento como realização pessoal, porém nem todos estão preparados para serem empresários, essa decisão engloba diversos fatores e análises.

Batista Gigliotti, presidente da Fran Systems, consultoria em desenvolvimento de negócios e de franquias, lista eventuais riscos que precisam ser avaliados:

> Autoconfiança: se o empresário não acreditar em seu próprio negócio, quem acreditará? Ao mesmo tempo, é fundamental reforçar que autoconfiança excessiva pode ser um risco para o sucesso do negócio. Colaboradores e opiniões externas podem ser muitos úteis antes de qualquer decisão.

> Planejamento: antes de iniciar qualquer atividade, seja nos negócios ou em sua vida particular, é essencial planejar. Prevenindo eventuais riscos e preparando-se para enfrentar dificuldades, a chance de naufragar seus investimentos diminui consideravelmente. Além disso, com a mudança de fatores é, sempre, preciso, revisar seus planos.

> Comprometimento: ao abrir seu negócio, seja uma empresa com dois ou dez funcionários é vital ter o comprometimento de todos, inclusive o seu. Assumir os desafios e focar em superá-los, além de deixar você por dentro das atividades de sua equipe, colabora para evitar surpresas repentinas.

> Iniciativa: se antecipar às tendências, se precaver sobre o que o mercado espera, realizar as coisas antes de ser forçado pelas circunstâncias. Sua iniciativa pode revelar muito onde você quer chegar. Ser pró-ativo é fundamental.

> Riscos: não se iluda, eles existem em todos os negócios. Na verdade, aceitá-los é considerada uma das principais características do empreendedor de sucesso. Só o fato de se tornar empreendedor já pode ser considerado um risco. Porém, saber calcular onde e quando arriscar, além de ficar atento às dicas que o mercado nos proporciona, pode suavizar as dificuldades.

Agora me diz... Já pensou em ser "dono do próprio nariz"?, você já teve uma ótima ideia e realmente pensa em investir?

Parte do conteúdo foi retirado do site HSM, matéria "Empreender: você possui este perfil?".

Um comentário:

  1. Realmente a idéiade ser "dono do próprio nariz" já passou pelo menos 1 vez na cabeça de cada um nós. Acredito que isso implique em..ter coragem para colocar este grande desafio em prática.

    ResponderExcluir