Páginas

quinta-feira, 4 de março de 2010

Mulher e Esporte: combinação de sucesso

Por @jerblima, aluna de Relações Públicas da FECAP e jogadora de futsal pela instituição.

Março é o mês da mulher, um mês inteiro para festejarmos nossas conquistas e especialmente nosso desenvolvimento.

No âmbito esportivo este é realmente um mês de celebração, recentemente nos Jogos Olímpicos de Inverno em Vancouver, a seleção chinesa venceu todas as provas femininas de patinação de velocidade em pista curta, a China acabou de entrar para história e junto com ela essas mulheres.

Em entrevista ao GloboEsporte.com, Dave Wilbers, técnico do basquete feminino universitário americano do Arkansas Tech disse que "uma maneira de atrair estudantes é pelo esporte. O esporte é uma opção para educar as pessoas”. Wilbers vive uma "realidade universitária" completamente diferente da nossa, mas isso não significa que somos piores, acredito que todos precisamos de ídolos e hoje o que não faltam são mulheres para nos sentirmos inspiradas e orgulhosas.

A presença constante, marcante e expressiva da mulher no cenário esportivo, cria uma nova representação sobre a mulher, a explicação para esse acontecimento, segundo José Roberto Guimarães, atual técnico da Seleção Brasileira de Voleibol Feminino, está na vontade demonstrada pelas mulheres em superar seus próprios limites, “você faz um projeto, tenta realizá-lo, acredita que é possível e elas botam fé. Acreditam sem medo".

Armênio Neto, gerente de marketing do Santos disse que "no mercado, descobrimos que estamos recebendo com o futebol feminino valores parecidos com os que são pagos para clubes da primeira divisão do futebol masculino" e hoje o Santos triplica o valor de patrocínio para as Sereias da Vila (cerca de R$ 500 mil).

Fidelidade, dedicação, garra e superação de limites, estas são algumas qualidades destacadas por treinadores que comandam equipes femininas quando falam do desempenho da mulher no esporte. Em algumas modalidades coletivas, as mulheres têm conseguido mais destaque que os homens (inclusive com salários maiores).

Na FECAP tudo que ganhamos o dinheiro não pode comprar. Este ano iremos participar do FUPE, JUP, Liga Paulista e o Economíadas.

Falando especificamente do Futsal Feminino do qual faço parte, estamos sempre de braços abertos para receber novas meninas e assim, todas unidas pela paixão ao esporte e comprometimento a essa Família que nos tornamos, buscamos sempre evolução e reconhecimento.

Estamos cada dia ampliando nosso espaço e quem sabe podemos contribuir de alguma forma para o esporte universitário brasileiro. Pra mim o que nos torna diferentes é a nossa união! Sempre haverá obstáculos a superar, mas “com talento ganhamos partidas, com trabalho em equipe e inteligência ganhamos campeonatos” Michael Jordan.

Como nossa técnica Cecília diz: “O espírito de equipe, amizade e lealdade são fatores fundamentais para o sucesso. Não há vitória sem esforço, não há sucesso sem luta! Um presente sendo concretizado a cada instante e um futuro que está sendo semeado com dedicação nos nossos treinos as 7h da manhã aos sábados".

Um agradecimento especial a todas que fizeram e fazem parte desta Família Futibolística. Aos torcedores, amigos e familiares, muito obrigada e que possamos estar juntos compartilhando outros grandes momentos.

Parabéns a todas as mulheres que fazem a diferença sejam no esporte ou na vida.

A FECAP possui 12 modalidades e um grupo de Cheerleaders \o/ - Para mais informações: atletica@fecap.br

Futsal Feminino - Profa. Cecília Deguchi: mcecilia@fecap.br

Que os Jogos comecem!

Se você quiser escrever um texto sobre algo relativo à FECAP, basta enviar um e-mail para mim: carolina.terra@fecap.br. Contribuições e participações de alunos são sempre bem vindas!

8 comentários:

  1. como mulher e esportista diria que com certeza absoluta mulher e esporte da muito certo. com o tempo vamos vendo os preconceitos diminuindo e o crescimento de frequentadoras de modalidades antes nunca pensadas.

    Vamo com tudo, provando cada vez mais o valor da mulher também no esporte!
    A Jé disse td... Parabens Jé por mais esse post! =]
    Bjao!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o título que você escolheu Jé.
    Como sempre fazendo ótimos textos super atuais.
    Você é demais!
    Nosso time é demais!
    Orgulho em ser FFFF.

    ResponderExcluir
  3. Mila e Mandí, concordo que esportes e mulheres tem tudo a ver. E acredito que o esporte ainda melhore o desempenho acadêmico! Obrigada a todas pelos comentários! Abraços, Carol Terra.

    ResponderExcluir
  4. Espírito de equipe, comprometimento e união realmente são qualidades marcantes do time de Futsal feminino da FECAP. As meninas são super dedicadas e, a cada dia que passa, conquistam mais espaço e visibilidade nos campeonatos!
    Parabéns pelo post, Jé!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Ficoo tãooo Feliz que vocês gostaram do post!!!
    Mas eu tenho que dar créditos: o título foi uma bela sugestão da Mila Silveira e o texto foi inspirada na minha família futibolística e na minha queria Prof. Carol Terra =D

    Acredito que temos um belo caminho pela frente e o que não falta são iniciativas. Esse ano vai acontecer a V Conferência Mundial sobre Mulheres e Esporte, que visa construir uma comunidade global de prática para as mulheres, esportes e direitos humanos e assim, apoiar o desenvolvimento das mulheres no esporte.

    Obrigada pelos comentários, tweets!! E Carol obrigada pelo convide e espaço.
    Beijos, Jé

    ResponderExcluir
  6. Show Jéee o que vc coloco no blog.!

    ResponderExcluir
  7. E isso ai nada como um dos destaque na equipe feminina de futsal feminino da FECAP escrever esses post.
    A FFFF é um grupo muito sensacional ter treinado com essas meninas é um orgulho, o desempenho dessas meninas melhora a cada campeonato justamente por terem essas qualidades que a Glau comentou, e claro por ter a Ceci como técnica.
    bjuss Je!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Jé!


    As realidades esportivas brasileiras e americanas de fato são diferentes, mas daí estranhei a inferência que o leitor poderia imaginar a nossa como pior.

    Pior não sei, mas lá sem dúvida ultracompetitiva.

    E ah... antes que eu me esqueça: "Bannndeiiraaaaannntesss o canal do esporte!"

    ResponderExcluir