Olá pessoal,
O assunto do momento são as redes sociais, Blogs, Twitter, Orkut, Facebook, MySpace, além de outras modalidades de relacionamentos virtuais. A questão é, como estes novos meios interferem na vida cotidiana de cada um de nós?
Nesse campo, como é de conhecimento de muitos, há grandes disputas ideológicas e de posicionamento. O mais conhecido é aquele que diz que o avanço tecnológico é benéfico, neste caso, as técnicas são colocadas, algumas vezes como libertadoras.
Todavia há correntes de pensadores que são exatamente o oposto, dizem que a tecnologia é algo perverso e que aprisiona os homens. A era da Internet é vista como muito perigosa por Paul Virilio, por exemplo. Em uma de suas obras, “Estratégia da Decepção”, Virilio faz uma análise do período da guerra fria e suas conseqüências. Sem dúvida uma visão bastante diferente da convencional.
O que você acha da era da Internet e de seus desdobramentos (Redes Sociais, por exemplo)?
Por hoje acho que é isso.
Um abraço,
David
Muitos dos catastrofistas da web, como Virilio e Wolton, acreditam que a web mata a cultura e a sociedade. Eu discordo totalmente. Acredito que Manuel Castells, Pierre Levy e tantos outros entusiastas da web tenham mais razão quando apostam na sociedade em rede e na inteligência coletiva. Abs, Carol Terra (http://rpalavreando.blogspot.com)
ResponderExcluir